Blog

História da Harpia

historia

História da Harpia

Escrito por: Daniel Vital

A Harpia Health Solutions é uma Startup nascente da incubadora Nexus do Parque Tecnológico de São José dos Campos, e tem como objetivo desenvolver soluções computacionais automáticas para o auxílio ao diagnóstico de exames de imagens médicas. A nossa missão é incorporar tecnologias de visão computacional e inteligência artificial em plataformas online, para ajudar médicos radiologistas e demais profissionais da saúde a realizarem laudos de forma mais prática, acessível e assertiva.

Nossa ideia surgiu, pois, somente no Brasil são realizados mais de 800 milhões de exames de imagens médicas por ano, enquanto temos menos de 10 mil médicos radiologistas no país. E esta alta demanda, associada ao número desproporcional de médicos especialistas, resultam no atraso da obtenção de laudos, principalmente em regiões mais afastadas, e infelizmente ao alto índice de diagnósticos incorretos, que segundo estudos recentes, apontam entre 25 – 30% de incoerências em laudos nos exames de imagem. Onde esta elevada taxa de imprecisões no diagnóstico é devida, principalmente, a baixa qualidade de alguns exames, dado o amplo parque de equipamentos no território nacional; a laudos que não são realizados por médicos radiologistas ou especialistas na área do exame; e principalmente a alta demanda de exames de imagem, que naturalmente ocasiona exaustão do profissional radiologista ao longo de extensas jornadas de trabalho, aumentando as chances de ocorrer equívocos.

Deste modo, a solução proposta pela Harpia consiste em uma plataforma online com os métodos computacionais de auxílio ao diagnóstico de exames de imagem desenvolvidos por nossa equipe. Estes métodos buscam realçar e distinguir os tecidos e estruturas presentes nos exames de imagem, localizando, discriminando e classificando possíveis lesões ocasionadas por traumas e/ou patologias. Esta plataforma será conectada aos sistemas de armazenamento e gestão de exames conhecidos como PACS (Picture Archiving and Communication System), recebendo os exames de clínicas, laboratórios de radiologia, hospitais e empresas de telerradiologia que desejam utilizar nossas soluções. E uma vez em nossa plataforma, estes exames são processados e analisados computacionalmente, e os resultados destas análises são entregues no relatório de indicação clínica que contem as principais análises clínicas da modalidade de exame de imagem especifica. Este relatório é entregue ao médico radiologista através do próprio sistema PACS, auxiliando na realização do laudo, aumentando a agilidade, confiabilidade e reprodutibilidade do diagnóstico, possibilitando que o paciente possa iniciar o tratamento adequado o mais breve possível. 

 A empresa foi fundada em abril de 2019, e possui em sua sociedade e time de pesquisa & desenvolvimento docentes, alunos de graduação e pós-graduação na área de visão computacional, inteligência artificial e engenharia biomédica associados a Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT-UNIFESP). Fomos selecionados para o programa Nexus Growth da incubadora do parque tecnológico no 1º semestre de 2019, e participamos do programa Incuba SP do SEBRAE São Paulo de 2019, sendo eleita a startup destaque da região do Vale do Paraíba. Mesmo com pouco mais de um ano de de trabalho, nossa empresa já conquistou dois projetos de subvenção para P&D, sendo um PIPE fase I junto a fundação FAPESP, e o edital TechD soluções emergentes da agência governamental Softex. Nosso compromisso consiste no desenvolvimento e entrega de soluções com alta propriedade intelectual para o auxílio ao diagnóstico de exames de imagem médica, visando auxiliar tanto o profissional radiologista e a instituição em que atua, otimizando a realização de laudos com agilidade e precisão, como o paciente a obter o diagnóstico preciso para a realização de seu tratamento.